Sejam Bem Vindos

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segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Xadrez - Parte 2

Registro de uma posição


À medida que uma partida vai se desenvolvendo, várias são as posições que ficam sobre o tabuleiro. A anotação de uma partida pode ser feita da seguinte forma:
1º Para representar a peça utiliza-se a inicial da peça.
2º Ao lado da inicial da peça coloca-se a casa em que esta se localiza.

Exemplo

A posição acima pode ser descrita:
Brancas: Rc4, De6.
Pretas: Rc7

Valor comparativo das peças

Baseado no seu raio de ação pode-se atribuir um valor numérico às peças. Estes valores servem de referencial para as trocas de peças que ocorrerão durante a partida. O rei não se enquadra nesta definição, pois sua importância está no fato de que o xeque-mate é aplicado somente no rei e aí acaba a partida.

Dama – 9 pontos.
Torre - 5 pontos.
Bispo - 3 pontos.
Cavalo - 3 pontos.
Peão - 1 ponto.

Casos de empate

1- Empate por comum acordo
Ocorre quando um jogador durante a partida, oferece empate e seu adversário o aceita.

2- Empate por falta de material
Quando o jogador não possui peças suficientes para o xeque-mate.

3- Afogamento
Esse tipo de posição requer bastante atenção em virtude de seu aparecimento com freqüência em partidas de iniciantes, gerando dúvida comum sobre situação.
Afogamento é aquela posição que o rei não está em xeque e não tem casa para mover ou qualquer outro movimento possível para fazer. Quando esse fato acontece de não ter nenhum movimento possível, sendo a vez de jogar, a partida é declarada empatada.

Exemplo: O lance é das brancas que não podem mover o seu rei, e seu peão está bloqueado pelo peão negro.

4- Empate por xeque-perpétuo
Nesta situação, o jogador não consegue escapar dos xeques sucessivos que seu adversário lhe aplica. É um recurso que um jogador que está perdendo a partida usa para salvar-se.

5- Empate pela tripla repetição
Parecido com o perpétuo. Antes de completar o lance que fará a posição repetir-se pela terceira vez, o jogador deve anunciá-lo ao seu adversário.

6- Empate pela regra dos cinqüenta lances
Se durante a partida for provado que 50 lances foram feitos sem que ocorram capturas ou movimentos de peão, a partida estará empatada.

ATAQUE DUPLO

Ataque duplo é a denominação dada a um ataque a duas peças adversárias por uma peça de menor valor.

Exemplo:

Cravada de peças

Por cravada se define uma situação em que uma peça não pode se movimentar porque, ao fazê-lo, abre linhas de ação de uma peça própria, criando, dessa maneira, uma desvantagem.

Cravada absoluta – quando a peça cravada não pode se movimentar em hipótese alguma, pois deixaria o rei em xeque.

Cravada relativa – quando, através do movimento da peça cravada, se deixa no “ar” uma peça de valor superior à peça que deu causa à cravada.

Xeque descoberto

O xeque à descoberto é uma forma de ataque simultâneo que ocorre quando ao mover-se uma peça, se descobre outra, que por sua vez dá xeque no rei do adversário. Neste caso, não é a peça que se move que ataca, mas outra que dá xeque no rei quando aquela se move.
Quer dizer, um ataque à descoberto ocorre quando três peças, entre elas duas da mesma cor, sob determinadas circunstâncias, encontram-se em uma mesma coluna, fileira ou diagonal. Se a peça atacada é o rei, a retirada da peça que o cobre provoca um xeque, pelo que o rei está obrigado a retirar-se. Isso implica que a peça movida pode ir onde faça mais estrago.

Ataque Raio-X

O raio-x é uma cravada ao inverso.
No raio-x, a peça de maior valor está diretamente ameaçada. Deve-se retirá-la deixando a peça de menor valor exposta à captura.

Estratégia

Concentre-se
Não se distrair com as pessoas em volta, com comentários ou com outras partidas.
Não relaxe nunca!
Ao invés de esperar que o oponente abandone a partida, force-o a desistir de continuar a luta.

Não subestime o adversário
Não faça lances arriscados na esperança de que o oponente não os veja.

Não jogue mecanicamente.
Não faça lances precipitadamente; não dê respostas "automáticas". Mesmo a posição que parece exigir resposta forçada pode ocultar uma inesperada jogada intermediária.

Como analisar uma posição

Julgar uma posição corretamente e reconhecer suas peculiaridades é um pré-requisito essencial para encontrar um plano estratégico.
Portanto, é necessário se perguntar quais os fatores que determinam o caráter de uma posição e qual o plano estratégico a ser escolhido.

O caráter de uma posição também pode ser determinado pelos seguintes fatores:

1. A posição dos reis.
2. Relação material, isto é, igualdade ou superioridade material de um lado.
3. O poder de cada peça.
4. A qualidade de cada peão.
5. A posição dos peões, ou seja, sua estrutura.
6. Cooperação entre peças e peões.

Alguns dos fatores que determinam o caráter da posição são permanentes, outros, temporários.

Um fator permanente é o da qualidade e posição dos peões, pois estes não podem ser transferidos de uma ala do tabuleiro para outra; posições de peões, alteram-se gradativamente, enquanto que as peças podem na maioria dos casos, mudar de colocação sem dificuldade.
Como conseqüência, a aparente contradição de que os peões, mesmo com seu valor relativamente pequeno, são os que determinam, em grande proporção, o caráter de uma dada posição. Outros fatores permanentes são a superioridade material, e em muitos casos, a posição dos reis.

Regras para a abertura

1. Inicie a partida com o peão na frente do rei dois passos.
2. Sempre que possível desenvolva uma peça que ameace alguma coisa.
3. Desenvolva os cavalos antes dos bispos, especialmente o da ala do rei.
4. Escolha a melhor casa para sua peça e ocupe-a com o menor número de lances.
5. Movimente um ou dois peões na abertura e não mais.
6. Não movimente a dama precocemente.
7. Faça o roque o mais cedo possível, e dê preferência ao roque na ala do rei (roque pequeno).
8. Jogue para obter o controle das casas centrais.
9. Esforce para manter ao menos um peão no centro.
10. Não movimente a mesma peça duas vezes.
11. Evite colocar suas peças nos cantos do tabuleiro.
12. Procure conquistar espaço para a livre movimentação de suas peças, do contrário, cairá em posições restringidas.
13. Tente trabalhar com suas peças em harmonia (conjunto), uma colaborando com outra.
14. Cuidado com os lances anódinos (aqueles que não objetivam nada).
15. Não sacrifique material sem um motivo claro e imediato.
Para o sacrifício de um peão, deve existir uma das quatro razões seguintes:
a) Assegurar uma vantagem real no desenvolvimento;
b) Desviar a ação de uma peça inimiga, em particular da dama;
c) Impedir o roque adversário, temporária ou definitivamente;
d) Construir um forte ataque.

Regras para o final

1. Peões bloqueados são fracos. Evite-os.
2. Os peões passados devem avançar o mais rapidamente possível.
3. O jogador que tiver um peão a mais, deverá trocar peças, mas não peões.
4. Ao passo que, quem tiver um peão de menos, deverá trocar peões e não peças.
5. Aquele que adquirir uma vantagem, não deverá abandonar todos os peões de uma ala.
6. Com um peão a mais, a partida provavelmente terminará em empate, uma vez que haja peões somente numa das alas do tabuleiro, além, naturalmente, de outras peças no jogo - sejam elas menores (cavalo ou bispo) ou maiores (torre ou dama).
7. Os finais mais fáceis de ganho são os finais puros de peões.
8. E os mais fáceis de empate são aqueles com bispos de cores diferentes.
9. O rei é uma peça forte. É importante usá-la.
10. Não coloque peões nas casas da cor de seu bispo.
11. Os bispos são melhores que os cavalos em todas as situações, exceto nas posições bloqueadas.
12. Dois bispos contra bispo e cavalo (ou dois cavalos) constituem vantagem apreciável.
13. Peões passados devem ser bloqueados pelo rei.
14. Uma torre na sétima horizontal é compensação suficiente por um peão a menos.
15. As torres devem situar-se detrás dos peões passados.

Referências:
TIRADO, Augusto C.S.B; Silva, W. Xadrez: primeiros passos. Curitiba, Fundepar, 1994.
Projeto de xadrez. disponível em http://belavistamara.pbwiki.com/PROJETO%20XADREZ. COBRA, Nuno. Jogar Xadrez Exige Preparo Físico. Disponível em http://www.fexpar.esp.br/Leituras/nunocobra/QualidadedeVida.htm.
Xadrez. Disponível em www.clubedexadrez.com.br
Xadrez. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez
Centro de Excelência de Xadrez. Disponível em http://www.cex.org.br/

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