TÁTICAS DO HANDEBOL
Técnica defensiva – como marcar
Durante uma partida, as ações defensivas e ofensivas alternam-se de tal forma que pela lógica deverá prevalecer o resultado positivo em favor da equipe que conseguir maior número de tentos (gols) e se defender melhor, evitando que o adversário tenha êxito em sua ação ofensiva.
Posição básica defensiva do jogador: pernas afastadas, um dos pés um pouco avançado, pernas ligeiramente flexionadas, braços levantados acima dos ombros.
Como se deslocar na posição defensiva: deslocar-se para frente, para trás e para os lados, evitando cruzar as pernas ou saltar para não perder o equilíbrio caso o adversário faça fintas; antecipar-se no sentido de ocupar espaços, impedindo as progressões e mesmo a passagem do adversário.
Movimentação constante dos braços: utilizar os braços e as mãos para se apoderar da bola não dominada pelo adversário, interceptando passes, na disputa da bola rebatida, nas atitudes de defesa dos arremessos.
Saber fazer uso do corpo para obstruir a ação do adversário: barrar com o tronco o caminho do adversário, mesmo que ele não esteja com a posse da bola.
Sistema de marcação individual: A defesa individual deve ser a mais utilizada por aqueles que estão começando a jogar. Neste tipo de defesa, a habilidade de cada defensor é fundamental, pois ele é diretamente responsável por um atacante. Caso este defensor falhe, a equipe deverá dar cobertura necessária fazendo trocas de marcação. Esta situação ou condição favorece a que cada defensor não fique limitado a sua ação individual de simplesmente marcar um dos atacantes, mas estar concentrado no jogo para desenvolver uma visão periférica observando todo o jogo e aprendendo, assim, a fazer trocas e coberturas quando necessárias.
Quando está na defesa, o jogador deve:
- Sempre se manter entre a própria baliza e o adversário;
- Procurar atrapalhar os movimentos do adversário que está de posse da bola, mas sem cometer faltas desnecessárias;
- Não pode agarrar, empurrar ou segurar o adversário;
- Acompanhar atentamente todas as jogadas da equipe atacante;
- Nunca deve perder a bola de vista; zer marcação tão mais próximo do atacante, quanto mais próximo estiver ele da área de goleiro;
- Procurar levar o atacante para as laterais da quadra. Assim, o adversário terá menor espaço para movimentar-se;
- Estar preparado para iniciar rapidamente um contra-ataque tão logo consiga neutralizar um ataque.
Sistema ofensivo: Apresentamos uma formação básica, onde colocamos os jogadores atacantes em duas linhas, ou seja, três jogadores posicionados mais próximos à linha de tiro livre ou de 9 metros e outros três que se colocam próximos à área de gol ou linha de 6 metros:
A partir desse posicionamento básico, são feitas as mudanças de direção e principalmente infiltrações, aberturas de espaços entre os jogadores da defesa.
Contra – ataque: é uma jogada rápida, que constitui a melhor maneira de se chegar ao gol do adversário, pois quando perde a bola, o ataque adversário nem sempre consegue se organizar para a defesa. Ou seja, recupera-se a bola que estava na sua quadra e sua equipe parte para o ataque na quadra do adversário.
Para ser um bom atacante do handebol
a) Estude bem seu marcador;
b) Antecipadamente, tenha na cabeça a jogada que executará quando receber a bola;
c) Seja capaz, mesmo sem olhar, de saber do posicionamento ofensivo dos seus companheiros;
d) Durante a condução da bola, nunca para pensar o que fará com ela;
e) Não permaneça parado. Movimente-se bastante;
f) Mantenha-se afastado do seu marcador;
g) Surpreenda seu adversário com velocidade;
h) Ameace sempre o arremesso ao gol;
i) Use suas habilidades, mas não seja individualista;
j) Apóie seus companheiros na quadra, oriente sem ser agressivo e comemore com sua equipe qualquer ação de sucesso.
REGRAS E PENALIDADES DO HANDEBOL
A área de goleiro
No handebol, a área de goleiro é tão importante que quase todo o jogo depende dela. O próprio goleiro de uma equipe pode sair da sua área e jogar como qualquer jogador, desde que não tenha a bola em seu poder no momento de saída da área.
Fora de sua área, o goleiro é considerado um jogador de quadra e está sujeito às mesmas regras que os demais. Pode voltar para sua área a qualquer momento.
A primeira coisa que você deve saber é que somente o goleiro tem o direito de permanecer em sua área. A área de goleiro é violada sempre que um jogador (adversário ou não): Invade-a propositadamente; Pisa ou cai sobre a linha de área de goleiro com qualquer parte do corpo, e se beneficia desta ação.
Então, se durante o jogo a bola chegar até a área de goleiro, poderá ser devolvida à quadra somente pelo goleiro. É proibido a qualquer outro jogador tocar na bola que ali se encontrar, parada ou rolando ou mesmo com o próprio goleiro.
Ao jogador é permitido barrar com o tronco o caminho do adversário, mesmo que ele não esteja com a posse de bola.
As principais faltas do jogador são:
- Agarrar, empurrar, segurar o adversário;
- Invadir a área de goleiro;
- Usar os pés para apossar-se da bola ou defender-se;
- Ficar com a bola na mão por mais de três segundos;
- Dar mais de três passos sem bater ou passar a bola.
Observe na figura abaixo os locais em que são cobradas os tiros do handebol.
Tiro Lateral
No centro da quadra, o árbitro apitou, dando início à partida, e a bola foi passada para um companheiro. O jogador recebeu a bola, conduziu até a quadra adversária e arremessou. A bola foi interceptada por um adversário e saiu pela linha lateral ou linha de fundo. Um tiro lateral será assinalado pelo árbitro. A bola será reposta em jogo por um jogador que, colocando com um ou os dois pés sobre a linha de lateral, a passa a outro companheiro. Desde que o jogador se mantenha com um pé sobre a linha lateral, poderá fazer a reposição de qualquer maneira, mas de preferência com uma das mãos.
No handebol, para cobrar qualquer penalidade o jogador não pode tirar o pé de apoio do chão.
Tiro Livre
Se um jogador, de posse da bola, é agarrado quando tenta infiltrar-se entre seus adversários, o árbitro marca a infração e determina o tiro livre.
Na cobrança do tiro livre os jogadores da defesa podem ficar alinhados um ao lado do outro, com os braços levantados, formando uma barreira. Devem estar a uma distância igual ou superior a três metros em relação ao atacante com a bola.
O tiro livre é cobrado da linha de tiro livre quando a infração ocorre nas intermediações da área de goleiro. Pode ser executado sem esperar a autorização do árbitro e a formação de barreira. Porém se o árbitro apitar, o arremesso deverá ser executado dentro do tempo de três segundos. Caso se esgote o tempo, será cobrado tiro livre pelo adversário.
Durante a execução do tiro livre, nenhum jogador da equipe que está de posse da bola poderá ficar entre a linha de gol e a linha de tiro livre. Além disso, ao jogador atacante não é permitido atirar a bola contra a barreira. O jogador poderá arremessar ao gol, por cima ou pelo lado da barreira, desde que não ameace a integridade física do adversário. Essas infrações são punidas com tiro livre.
O tiro livre é aplicado quando o jogador:
- Toca a bola com os pés;
- Entra e sai irregularmente da quadra;
- Maneja a bola irregularmente;
- Comete infração nas imediações da área de gol;
- Agarra, empurra ou segura o adversário;
- Dá mais de três passos com a bola na mão;
- Soca a bola para tirá-la do adversário;
- Atira-se sobre a bola que está rolando.
- Quando as infrações não são cometidas nas imediações da área de goleiro, o tiro livre é cobrado do local exato onde ocorreu à infração.
Tiro de sete metros
Quando o jogador se conduz irregularmente, agarra o adversário para impedir clara oportunidade de marcar gol ou lança intencionalmente a bola para o goleiro da própria equipe, é aplicada a penalidade do tiro de sete metros.
Algumas recomendações para o tiro de sete metros:
a) O tiro de sete metros deverá ser executado pelo jogador em até três segundos;
b) Na cobrança do tiro de sete metros o jogador não poderá tirar o pé de apoio do chão; No entanto, é permitida a queda do corpo para frente;
c) Após o apito do árbitro, o jogador não poderá bater a bola no chão;
d) Se o jogador que cobrar o tiro de sete metros infligir qualquer uma das regras acima, a execução será invalidada e será cobrado um tiro livre contra a equipe do infrator;
e) Os jogadores da equipe adversária não poderão ultrapassar a linha de tiro livre até que o tiro de sete metros seja cobrado. Se isto acontecer, haverá repetição da cobrança do tiro de sete metros.
Exclusão
Uma exclusão deve ser dada nos seguintes casos: a) Substituições irregulares; b) Repetidas infrações no comportamento para com o adversário; c) Conduta antidesportiva repedida por parte de um jogador.
A exclusão será sempre de dois minutos de jogo, durante os quais o jogador punido não poderá ser utilizado. Sua equipe só poderá ser completada depois de esgotado o tempo de punição. Se um mesmo jogador for excluído por três vezes, será desqualificado automaticamente.
A equipe cujo jogador tenha sido desqualificado jogará com um elemento a menos durante um período de dois minutos. Passado este tempo, a equipe pode colocar outro em seu lugar.
Expulsão
A expulsão será dada em caso de agressão dentro ou fora da quadra. Considera-se motivo de expulsão uma agressão física cometida contra um jogador, árbitro, secretário e demais oficiais ou espectador. O árbitro anuncia a expulsão elevando os antebraços cruzados na altura da cabeça. O jogador expulso não será substituído.
Referências Bibliográficas:
Gomes Nogueira. Cláudio José. EDUCAÇÃO FÍSICA NA SALA DE AULA. Rio de Janeiro: SPRINT – 3ª edição, 2000.
Valadares, Solange e Araújo, Rogéria. EDUCAÇÃO FÍSICA NO COTIDIANO ESCOLAR. Regras esportivas oficiais. Belo Horizonte: Ed. Fapi LTDA.1ª edição, 1999.
Ventura Teixeira. Hudson. EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS. São Paulo: Ed. Saraiva – 4ª edição, 2001.
Fontes:
tp://www.sescgo.com.br/CENESC/Apostilas%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica%20EF%20II%20(enviadas%20dia%2011-05)/APOSTILA%202o%20BIMESTRE%207o%20ANO%20-%20HANDEBOL%20-%20VAL%C3%89RIA.pdf
ttp://www.docstoc.com/docs/892343/HANDEBOL
Adorei suas explicações!!!O texto está muito compreensível!!!!Tá de parabéns!!!Consegui uma nota ótima com o trabalho que eu peguei aqui
ResponderExcluir