Sejam Bem Vindos

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terça-feira, 5 de abril de 2011

Esportes

Praticar esportes 
O esporte é considerado um dos fenômenos socioculturais mais importantes da atualidade, movimentando milhões de dólares no mundo todo e ganhando espaço no terreno das discussões científicas. 
Praticar esporte representa muito mais do que vencer um adversário: significa desafiar suas próprias limitações e colocar a própria vida em risco no caso dos esportes radicais. 
Praticar esporte é uma das alternativas para quem busca aliviar o estresse do dia-a-dia, manter uma boa saúde e melhorar a qualidade de vida. O ideal é ter uma atividade esportiva três vezes por semana numa modalidade que, acima de tudo, dê prazer ao praticante. 
O esporte ensina a respeitar regras, sociabiliza, condiciona o indivíduo fisicamente, alivia o estresse, serve como válvula de escape, melhora a circulação sangüínea etc. Sem contar que quem pratica esportes é mais feliz e de bem com a vida. 
Exercitar o corpo é mais que necessário, é condição mínima para ter qualidade de vida básica. Sedentarismo custa caro, muito caro. Além das dores do corpo, dói feio no bolso. Praticar um esporte é uma boa opção. Para que seja de fato uma opção sadia o esporte escolhido deve ser apropriado para a condição física, faixa etária e as habilidades do praticante. 
Pedalar, andar e nadar são práticas esportivas com raras restrições para a prática. Mas, se tiver que partir do zero, comece a andar para criar uma boa e tranqüila base. Qualquer que seja o esporte, para que só haja benefícios ao praticante é necessário critério, bom senso, disciplina, carga correta, constância, evolução gradativa e de preferência acompanhamento médico. 

Surgimento do Esporte Espetáculo
A evolução do esporte até tornar-se “espetáculo” aconteceu de forma “natural”, pois, no sistema capitalista, um fenômeno aceito e incorporado tanto pela classe trabalhadora quanto pela classe dominante não poderia deixar de ter conotações mercadológicas. O esporte representa uma forma de status e, principalmente para as classes menos favorecidas, é o meio mais rápido de ascensão social. Os meios de comunicação de massa contribuem para a divulgação ajudam a criar essas “falsas ilusões”, valorizando o esporte e tornando-o uma mercadoria de consumo. Alguns pesquisadores escrevem sobre este tipo de desvirtuamento que o esporte foi submetido. “(...) antes do domínio da televisão, mudanças nas regras eram introduzidas para aperfeiçoar o esporte. A partir do momento que o controle econômico se deslocou para a televisão, mudanças foram introduzidas para gerar mais receita com propagandas”. Um dos exemplos mais claros seria a questão da exploração da mídia sobre o voleibol, o qual teve suas regras alteradas em favor de interesses da televisão, como no caso da exclusão da “vantagem”, e também a inserção do “tempo da TV” que acontece sempre no oitavo e décimo sexto ponto de cada set. Será que isto também acontece com outros esportes? 

O Esporte como forma de Lazer Passivo 
A televisão nos proporciona um “lazer passivo”, ou seja, nos tornamos espectadores e nos desconectamos da realidade. O esporte, dentro desse conceito de lazer, influencia os espectadores para a compra do “espetáculo-esportivo”. Essa relação entre o esporte e o consumismo pode se refletir de diversas formas, tais como: 
- Compra de ingressos para assistir um evento esportivo;
- Investimentos de multinacionais em marketing esportivo;
- Matrícula de crianças em escolinhas esportivas com pais influenciados pela mídia; 
- Compra de calçados e materiais específicos para a prática esportiva. 
A televisão e os meios de comunicação em geral, por influenciarem um grande público, tornam-se produtores de verdades, criando crenças, ídolos e divulgando informações pertinentes aos seus interesses. Essa produção de idéias e valores é interpretada pelas pessoas como verdades absolutas, sem que haja uma reflexão crítica a respeito de tais modelos, contribuindo, assim, na formação de uma massa consumidora. 
Mais recentemente, o esporte brasileiro vem sofrendo os impactos provocados pelo surgimento do Marketing Esportivo e Televisão, segmentada com o crescente interesse de empresas pela atividade. De fato, o envolvimento das empresas vem revolucionando os esportes no País. Hoje já se encontram além das que investem em patrocínio aquelas que atuam em sistema de co-gestão com clubes. 

Os esportes mais populares 
Os brasileiros demonstram preferência por esportes com bola, movimento e participação coletiva. Os esportes com maior público possuem todos esses elementos. 
- Dentre estes esportes, o Futebol concentra praticamente toda a atenção da população; 
O Vôlei, inclusive o de praia, teve seu público ampliado a partir dos resultados obtidos nos últimos eventos internacionais; 
- O Basquete é um outro esporte que desperta o interesse da população, principalmente no Estado de São Paulo; 
- O Futsal e o Futebol de Areia já começaram a ganhar atenção do público e espaço na mídia. 
- Alguns esportes surgem na mídia esporadicamente devido ao aparecimento de algum expoente como ex. citamos: 
Aurélio Miguel – Judô 
Guga – Tênis 
Gustavo Borges/Xuxa – Natação 
Dayane dos Santos – Ginástica Artística. 

Curiosidades esportivas 
O VOLEIBOL foi desenvolvido com o objetivo de propiciar uma prática corporal para pessoas de mais idade; 
O BASQUETEBOL foi desenvolvido a partir de uma necessidade de haver uma prática desportiva que pudesse ser feita em espaços fechados no inverno rigoroso dos Estados Unidos; 
O HANDEBOL surgiu da necessidade de haver uma prática desportiva sem contato físico para ser utilizada pelas mulheres; 
O FUTSAL surge da necessidade de se praticar o futebol frente ao inverno rigoroso no Uruguai; 
O FUTEBOL não é o esporte mais praticado nas escolas por falta de espaço; 
O HANDEBOL é o esporte mais praticado e não obtém destaque; 
Esportes pouco populares, como o BEISEBOl, só se destacam nas categorias de base. 

Fonte
http://profeduardoreis.blogspot.com/2010/06/texto-da-prova-1-e-2.html http://www.sports.xpg.com.br

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