Sejam Bem Vindos

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quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A Influência do Marketing Esportivo no Futebol Brasileiro


“Nos dias atuais o futebol canarinho sobrevive graças à venda de jovens jogadores que arrumam suas malas cada vez mais precocemente rumo a Europa, e claro dos recursos financeiros angariados através do marketing esportivo.
Devido a este apoio financeiro o futebol ocupa espaço cada vez maior no dia-a-dia dos brasileiros.”


Pesquise o que vem a ser:

1- O que é Marketing Esportivo?

2- Qual foi a primeira empresa a patrocinar um evento esportivo no mundo?

3- Elenque 10 patrocinadores esportivos dos times da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro 2010.

4 – O que vem a ser direito de imagem dos jogadores, luvas e o “Bicho”?

5 – Quais os clubes de futebol que mais arrecadaram com o marketing esportivo no ano de 2010?

6 As empresas que patrocinam os times de futebol possuem retorno financeiro? Justifique.

7 – O futebol brasileiro iria sobreviver sem o marketing esportivo? Justifique.


Olá pessoal!
Segue sugestões de sites para pesquisa...
http://www.educacional.com.br/reportagens/copa/marketing.asp
http://mundoestranho.abril.com.br/esporte/pergunta_286593.shtml    
http://www.arenasports.com.br/mktesportivo.asp
http://www.goal.com/br/news/229/campeonato-brasileiro/2010/01/29/1767498/brasil-tem-investimento-recorde-em-patroc%C3%ADnio-no-futebol
http://fotos.estadao.com.br/patrocinio-futebol-os-maiores-patrocinios-do-futebol-brasileiro,galeria,332,8378,,,0.htm?pPosicaoFoto=5#carousel
http://www.bicodocorvo.com.br/marketing/propaganda/marketing-esportivo
http://www.marketing.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=242&catid=41&Itemid=100


Bom feriado!
Abçs!


19 comentários:

  1. 1- O que é Marketing Esportivo?

    O Marketing Esportivo é uma ferramenta utilizada para comunicar-se com clientes, prospects, colaboradores e comunidade. Tem o esporte, como forma de contato com o target e, portanto, é ligado diretamente à emoção, à paixão.

    Esse é o grande diferencial com relação às demais ferramentas de comunicação. Utilizado de forma precisa, o Marketing Esportivo agrega força à marca ou à empresa por meio do simbolismo com os valores do esporte, como superação, trabalho em equipe e liderança, inerentes também ao sucesso na vida corporativa e às características de cada corporação. Sendo assim, empresas de tecnologia buscam se associar ao automobilismo e empresas cujos produtos são de luxo, a esportes como tênis e golfe, por exemplo.

    O marketing esportivo tem, como vantagem, o fato de impactar um consumidor relaxado, em meio ao programa e não nos intervalos. Dessa forma, a empresa que faz uso dessa estratégia de comunicação é percebida, não como uma anunciante, mas sim como uma parceira, que permite com que os campeonatos ou times patrocinados possam ter sucesso e continuidade. Mais do que isso, ainda há uma lealdade muito maior a empresas que detém esta imagem. Por exemplo, na Nascar, categoria do automobilismo americano, há uma lealdade de 72% aos patrocinadores. Ou seja, 72% dos fãs da categoria assumem comprar um produto de um patrocinador em detrimento a um não-patrocinador.

    Além de ser uma forma de comunicação saudável, envolve sentimentos de uma grandeza insuperável que só o esporte pode oferecer. Adrenalina, alegria, conquista, vibração e emoção são alguns dos elementos que fazem da atividade um misto de aventura e poder.
    Não se pode esquecer o papel dos ídolos, que, nesse processo, são os verdadeiros porta-vozes do mercado, com suas mensagens traduzidas em forma de talentos esportivos.

    Eventos como os Jogos Olímpicos, Copa do Mundo e Superbowl, que atraem bilhões de espectadores ao redor do mundo, são bons exemplos de como o esporte surge como uma excelente forma, diferenciada, de atingir objetivos de marketing propostos pelas empresas. Esporte produz entretenimento, produz paixão. Mas é uma indústria e deve ser administrada como um negócio.

    Aluna : Lilian C. F. Camargo
    Turma : 1ºB

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  2. 2- Qual foi a primeira empresa a patrocinar um evento esportivo no mundo?

    O marketing esportivo começou, de fato, na década de 60, nos Estados Unidos, onde o esporte profissional foi mais precoce em se associar com a televisão. A explicação é do professor Dr. Marcelo Weishaupt Proni, mestre em Economia e doutor em Educação Física pela Unicamp. Segundo ele, o primeiro grande patrocinador de uma Copa do Mundo foi a Coca-Cola, em 1978, que pagou US$ 8 milhões para a Fifa.

    Aluna : Lilian C. F. Camargo
    Turma : 1ºB

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  3. Lilian C.F. Camargo - Turma 1ºB8 de setembro de 2010 às 20:37

    3- Elenque 10 patrocinadores esportivos dos times da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro 2010.

    1º Corinthians

    Patrocinador: Grupo Hypermarcas

    Valor: R$ 38 milhões

    2º Flamengo

    Patrocinador: Batavo

    Valor: R$ 22 milhões + R$ 3 milhões de ações de marketing

    3º São Paulo

    Patrocinador: LG*

    Valor: R$ 18,5 milhões

    4º Palmeiras

    Patrocinador: Samsung

    Valor: R$ 15 milhões

    5º Cruzeiro

    Patrocinador: BMG + Ricardo Eletro

    Valor: R$ 15 milhões

    6º Atlético Mineiro

    Patrocinador: BMG + Ricardo Eletro

    Valor: R$ 15 milhões

    7º Grêmio

    Patrocinador: Banrisul + Tramontina + Unimed

    Valor: R$ 15 milhões

    8º Internacional

    Patrocinador: Banrisul + Tramontina + Unimed

    Valor: R$ 15 milhões

    9º Vasco

    Patrocinador: Eletrobrás + Habib´s

    Valor: R$ 14,3 milhões

    10º Botafogo

    Patrocinador: Liquigás*

    Valor: R$ 9 milhões

    *Contratos já encerrados. Os clubes ainda não anunciaram renovação ou o nome de um novo parceiro.

    Aluna : Lilian C. F. Camargo
    Turma : 1ºB

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  4. Aluna : Lilian C. F. Camargo - Turma : 1ºB8 de setembro de 2010 às 20:38

    4 – O que vem a ser direito de imagem dos jogadores, luvas e o “Bicho”?

    São remunerações mensais ou anuais, dependendo do tipo de contrato, que ajudam a engordar a bolada que os craques ganham pelo espetáculo dentro dos campos. Na verdade, esse tipo de recompensa é privilégio de uma seleta classe de futebolistas. Para a maioria absoluta dos jogadores, a única fonte de renda ainda é a boa e velha carteira assinada. "Mais de 90% dos atletas ganham no máximo 3 mil reais mensais e recebem só pelo registro em carteira. Apenas 3%, aqueles que levam mais de 50 mil reais por mês, é que costumam ganhar de outras formas", afirma o empresário Wagner Ribeiro, que assessora os ídolos Kaká, do São Paulo, e Robinho, do Santos. Para os craques endinheirados, a principal maneira de reforçar o orçamento é o direito de uso de imagem, um acordo financeiro que permite a utilização da figura do jogador em acordos publicitários feitos pelo time. "O clube realmente explora a imagem do atleta e precisa pagar por isso", diz Dagoberto Fernando dos Santos, diretor-executivo do time do Santos.
    Outra remuneração que alguns craques pedem aos clubes são as chamadas luvas, um valor adicional que costuma ser pago no início do contrato. E a terceira alternativa de renda, o popular "bicho", é aquele prêmio extra que o time dá aos atletas quando a equipe consegue um bom desempenho. Além dessas remunerações pagas pelo clube, os jogadores consagrados ainda podem fechar milionários contratos pessoais de publicidade com grandes empresas. Graças a essa estratégia, o astro inglês David Beckham, do Manchester United, da Inglaterra, e o francês Zinedine Zidane, do Real Madrid, da Espanha, conseguem abocanhar mais de 16 milhões de dólares por ano cada um. Numa lista recente feita pela revista francesa France Football, os dois aparecem como os craques mais bem pagos do mundo.


    Aluna : Lilian C. F. Camargo
    Turma : 1ºB

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  5. Aluna : Lilian C. F. Camargo - Turma : 1ºB8 de setembro de 2010 às 20:39

    5 – Quais os clubes de futebol que mais arrecadaram com o marketing esportivo no ano de 2010?

    No ano de 2010, o clube que arrecadou mais com um patrocinador foi o Real Madrid, arrecadando 63,5 milhões de reais por ano com a Bwin. O Corinthians, nesse mesmo ano, receberá da Hypermarcas um patrocínio de 38 milhões de reais anuais. Uma das formas, além dos patrocinadores e da valorização da marca do time, encontradas pelos times foi a implantação do sistema de Sócio Torcedor, no qual a pessoa paga todo mês certa quantia e além de ter direito a um ingresso, participa de promoções desenvolvidas pelo clube. Um dos exemplos é o Internacional de Porto Alegre, que tem mais de 100 mil sócios e arrecada aproximadamente 27 milhões por mês apenas com esse projeto.

    Aluna : Lilian C. F. Camargo
    Turma : 1ºB

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  6. Aluna : Lilian C. F. Camargo - Turma : 1ºB8 de setembro de 2010 às 20:41

    6 As empresas que patrocinam os times de futebol possuem retorno financeiro? Justifique.

    sim, por que a marca da empresa fica exposta em um meio muito badalado que é o esporte, o que faz a empresa ter retorno financeiro e aprovação do público alvo. Um exemplo exemplo é a Adidas que estava quase falida, e depois de ingressar no mercado de marketing esportivo vem figurando como uma das maiores marcas do esporte.

    Aluna : Lilian C. F. Camargo
    Turma : 1ºB

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  7. Aluna : Lilian C. F. Camargo - Turma : 1ºB8 de setembro de 2010 às 20:41

    7 – O futebol brasileiro iria sobreviver sem o marketing esportivo? Justifique.

    Na Minha opinião o futebol brasileiro iria sobreviver sem o marketing esportivo, mas não iria manter o alto nivel de jogadores, salários,etc. Pois o marketing esportivo é uma das fontes de renda mais importantes do futebol.

    Aluna : Lilian C. F. Camargo - Turma : 1ºB

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  8. 1- O que é Marketing Esportivo?

    O Marketing Esportivo compreende ações voltadas para a prática e a divulgação de modalidades esportivas, clubes ou associações, seja pela promoção de eventos ou torneios, seja pelo apoio/patrocínio a clubes esportivos. Inclui, também, o trabalho de comunicação/marketing realizado por Academias, Centros de Práticas Esportivas etc..
    Empresas e marcas líderes costumam privilegiar esta área, aproveitando-se da boa imagem de clubes e esportistas junto à opinião pública, como a Diadora, patrocinadora de Gustavo Kuerten - o Guga e, durante muitos anos, a Parmalat com o Palmeiras (entre outros times de futebol).
    O Marketing Esportivo está extremamente profissionalizado em determinados países (vide Estados Unidos, em praticamente todas as modalidades esportivas, mas especialmente no basquete, futebol americano, beisebol e hóquei, para só citar os casos das bilionárias ligas nacionais; e o futebol europeu - mais especificamente o inglês, o espanhol e o italiano).
    No Brasil, ele ainda é incipiente por várias razões, a mais importante delas é a visão amadorística dos nossos empresários do esporte que dele se aproximam para obter vantagens. As recentes CPIs instaladas no Brasil, para avaliar escândalos envolvendo clubes, federações, empresas de marketing esportivo e até atletas e treinadores, confirmam a tese de que ainda engatinhamos na área do negócio do esporte. A falta de ética e a corrupção aberta comprometem quaisquer iniciativas sérias de marketing esportivo.
    Devemos, no entanto, apesar desse panorama sombrio no Brasil, destacar iniciativas importantes de muitas empresas nesta área, como a Gessy Lever, a Pirelli, a Petrobrás, o Banco do Brasil e as cooperativas da Unimed, que têm apoiado várias modalidades esportivas, em muitos Estados brasileiros.
    A Fundação Getúlio Vargas e a FEA/USP recentemente passaram a trabalhar com mais atenção esta área de Administração do Esporte e Marketing Esportivo e já há especialistas nesse campo. A FGV divulgou em 2.001 um amplo estudo sobre o futebol no Brasil, destacando a necessidade de transparência, de planejamento e de profissionalização do setor.
    Com certeza, esta área deverá evoluir nos próximos anos, em nosso País, menos em função da cultura dos empresários do esporte (os chamados cartolas) e mais pela importância que o lazer desempenha na sociedade da informação. Tenderemos, inevitalmente, a seguir, com as limitações óbvias da realidade econômica e social brasileira, os exemplos de outros países, onde o esporte é encarado com seriedade e movimenta bilhões de dólares. Por enquanto, a nossa situação continua preocupante: pouco incentivo à prática do esporte, apesar de uma população superior a 170 milhões, desempenho pifio nas competições internacionais (sobretudo, nas Olimpíadas), cartolas ricos e clubes e atletas pobres. O Marketing Esportivo profissional e um banho de ética nos dirigentes esportivos poderão mudar, radicalmente, este cenário. Estamos torcendo (de numerada!) para que isso aconteça rapidamente

    alunas:Camila Nascimento nº05,Mariana nº22,Pâmela Gomes nº27

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  9. 2- Qual foi a primeira empresa a patrocinar um evento esportivo no mundo?

    O marketing esportivo começou, de fato, na década de 60, nos Estados Unidos, onde o esporte profissional foi mais precoce em se associar com a televisão. A explicação é do professor Dr. Marcelo Weishaupt Proni, mestre em Economia e doutor em Educação Física pela Unicamp. Segundo ele, o primeiro grande patrocinador de uma Copa do Mundo foi a Coca-Cola, em 1978, que pagou US$ 8 milhões para a Fifa.

    Alunas:Camila Nascimento nº05,Mariana nº22,Pâmela Gomes nº27

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  10. 3- Elenque 10 patrocinadores esportivos dos times da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro 2010.

    1º Corinthians

    Patrocinador: Grupo Hypermarcas

    Valor: R$ 38 milhões

    2º Flamengo

    Patrocinador: Batavo

    Valor: R$ 22 milhões + R$ 3 milhões de ações de marketing

    3º São Paulo

    Patrocinador: LG*

    Valor: R$ 18,5 milhões

    4º Palmeiras

    Patrocinador: Samsung

    Valor: R$ 15 milhões

    5º Cruzeiro

    Patrocinador: BMG + Ricardo Eletro

    Valor: R$ 15 milhões

    6º Atlético Mineiro

    Patrocinador: BMG + Ricardo Eletro

    Valor: R$ 15 milhões

    7º Grêmio

    Patrocinador: Banrisul + Tramontina + Unimed

    Valor: R$ 15 milhões

    8º Internacional

    Patrocinador: Banrisul + Tramontina + Unimed

    Valor: R$ 15 milhões

    9º Vasco

    Patrocinador: Eletrobrás + Habib´s

    Valor: R$ 14,3 milhões

    10º Botafogo

    Patrocinador: Liquigás*

    Valor: R$ 9 milhões

    alunas:Camila Nascimento nº05,Mariana nº22,Pâmela Gomes nº27

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  11. 4 – O que vem a ser direito de imagem dos jogadores, luvas e o “Bicho”?

    São remunerações mensais ou anuais, dependendo do tipo de contrato, que ajudam a engordar a bolada que os craques ganham pelo espetáculo dentro dos campos. Na verdade, esse tipo de recompensa é privilégio de uma seleta classe de futebolistas. Para a maioria absoluta dos jogadores, a única fonte de renda ainda é a boa e velha carteira assinada. "Mais de 90% dos atletas ganham no máximo 3 mil reais mensais e recebem só pelo registro em carteira. Apenas 3%, aqueles que levam mais de 50 mil reais por mês, é que costumam ganhar de outras formas", afirma o empresário Wagner Ribeiro, que assessora os ídolos Kaká, do São Paulo, e Robinho, do Santos. Para os craques endinheirados, a principal maneira de reforçar o orçamento é o direito de uso de imagem, um acordo financeiro que permite a utilização da figura do jogador em acordos publicitários feitos pelo time. "O clube realmente explora a imagem do atleta e precisa pagar por isso", diz Dagoberto Fernando dos Santos, diretor-executivo do time do Santos.

    Outra remuneração que alguns craques pedem aos clubes são as chamadas luvas, um valor adicional que costuma ser pago no início do contrato. E a terceira alternativa de renda, o popular "bicho", é aquele prêmio extra que o time dá aos atletas quando a equipe consegue um bom desempenho. Além dessas remunerações pagas pelo clube, os jogadores consagrados ainda podem fechar milionários contratos pessoais de publicidade com grandes empresas. Graças a essa estratégia, o astro inglês David Beckham, do Manchester United, da Inglaterra, e o francês Zinedine Zidane, do Real Madrid, da Espanha, conseguem abocanhar mais de 16 milhões de dólares por ano cada um. Numa lista recente feita pela revista francesa France Football, os dois aparecem como os craques mais bem pagos do mundo.

    alunas:Camila Nascimento nº05,Mariana nº22,Pâmela Gomes nº27

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  12. 5 – Quais os clubes de futebol que mais arrecadaram com o marketing esportivo no ano de 2010?

    No ano de 2010, o clube que arrecadou mais com um patrocinador foi o Real Madrid, arrecadando 63,5 milhões de reais por ano com a Bwin. O Corinthians, nesse mesmo ano, receberá da Hypermarcas um patrocínio de 38 milhões de reais anuais. Uma das formas, além dos patrocinadores e da valorização da marca do time, encontradas pelos times foi a implantação do sistema de Sócio Torcedor, no qual a pessoa paga todo mês certa quantia e além de ter direito a um ingresso, participa de promoções desenvolvidas pelo clube. Um dos exemplos é o Internacional de Porto Alegre, que tem mais de 100 mil sócios e arrecada aproximadamente 27 milhões por mês apenas com esse projeto.

    alunas:Camila Nascimento nº05,Mariana nº22,Pâmela Gomes nº27

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  13. 6 As empresas que patrocinam os times de futebol possuem retorno financeiro? Justifique

    sim,pois o futebol estará trazendo novas oportunidades e favorecendo com seu o seu imenso poder na midia

    alunas:Camila Nascimento nº05,Mariana nº22,Pâmela Gomes nº27

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  14. 7 – O futebol brasileiro iria sobreviver sem o marketing esportivo? Justifique.

    nao,porque nao teria um patrocinio para realização dos jogos e quase nao existiria mais jogadores pois nao iriam receber seu salario.

    alunas:Camila Nascimento nº05,Mariana nº22,Pâmela Gomes nº27 1ºB

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  15. Nome:Lucas André 1°B
    Nome:Éder Cardoso
    Nome:Loylson
    Nome:Dayane Tayara

    Trabalho de Ed.física


    1-O que é Marketing Esportivo?
    R: marketing através do esporte são atividades ou produtos que fazem o uso do esporte como veículo promocional. Exemplos: Bancos, automóveis, vitaminas, Mercados e etc...

    2- Qual foi à primeira empresa a patrocinar um evento esportivo no mundo?
    R: o primeiro grande patrocinador de uma Copa do Mundo foi a Coca-Cola, em 1978

    3- Elenque 10 patrocinadores esportivos dos times da 1° divisão do Campeonato Brasileiro 2010?
    R: BMG, Biosintetica, Seara, Neoquímica, Ricardo Eletro, Tênys-Pé, Batavo, Philco, Fiat, Unimed, Assim, Banrisul...

    4-O quem vem ser direito de imagem dos jogadores, luvas e o “Bicho”?
    R: São remunerações mensais ou anuais, dependendo do tipo de contrato, que ajudam a engordar a bolada que os craques ganham pelo espetáculo dentro dos campos. Na verdade, esse tipo de recompensa é privilégio de uma seleta classe de futebolistas. Para a maioria absoluta dos jogadores, a única fonte de renda ainda é a boa e velha carteira assinada.

    5-Quais clubes de futebol que mais arrecadaram com o marketing esportivo no ano de 2010?
    R:São Paulo ,Corinthians, Real Madrid e etc...

    6- As empresas que patrocinam os times de futebol possuem retorno financeiro?
    R: Os patrocinadores possuem retorno financeiro, pois Gastão com a publicidade de seus produtos no esporte, mas lucram com a população que os observa na televisão e resolvem adquiri-lo em casa.
    7-O futebol brasileiro iria sobreviver sem o marketing esportivo?Justifique.
    R: Não, pois em muitos casos os patrocinadores esportivos ajudam financeiramente os clubes,que graças a esse dinheiro conseguem fazer melhorias na segurança e no estádio, pagar salário dos jogadores, contratar novos jogadores e etc...

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  16. 1)R: Marketing é a parte do processo de produção e de troca que está relacionado com o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor. É popularmente definida como a distribuição e venda de mercadorias. Marketing inclui as atividades de todos aqueles que se dedicam à transferência de mercadorias desde o produtor até ao consumidor.
    Marketing tem muitas definições técnicas e até tentativas de tradução para o português como Mercadologia (RICHERS, 1986) ou "Mercância" (GRACIOSO, 1971). Seguem algumas consideradas mais significativas. Idiomaticamente, no uso diário, significa: "comercialização", mas também realização. Engloba todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos. O Marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade

    2)R:O marketing esportivo começou, de fato, na década de 60, nos Estados Unidos, onde o esporte profissional foi mais precoce em se associar com a televisão. A explicação é do professor Dr. Marcelo Weishaupt Proni, mestre em Economia e doutor em Educação Física pela Unicamp. Segundo ele, o primeiro grande patrocinador de uma Copa do Mundo foi a Coca-Cola, em 1978, que pagou US$ 8 milhões para a Fifa.

    3)R:1º Corinthians

    Patrocinador: Grupo Hypermarcas

    Valor: R$ 38 milhões

    2º Flamengo

    Patrocinador: Batavo

    Valor: R$ 22 milhões + R$ 3 milhões de ações de marketing

    3º São Paulo

    Patrocinador: LG*

    Valor: R$ 18,5 milhões

    4º Palmeiras

    Patrocinador: Samsung

    Valor: R$ 15 milhões

    5º Cruzeiro

    Patrocinador: BMG + Ricardo Eletro

    Valor: R$ 15 milhões

    6º Atlético Mineiro

    Patrocinador: BMG + Ricardo Eletro

    Valor: R$ 15 milhões

    7º Grêmio

    Patrocinador: Banrisul + Tramontina + Unimed

    Valor: R$ 15 milhões

    8º Internacional

    Patrocinador: Banrisul + Tramontina + Unimed

    Valor: R$ 15 milhões

    9º Vasco

    Patrocinador: Eletrobrás + Habib´s

    Valor: R$ 14,3 milhões

    10º Botafogo

    Patrocinador: Liquigás*

    Valor: R$ 9 milhões

    4)R:São remunerações mensais ou anuais, dependendo do tipo de contrato, que ajudam a engordar a bolada que os craques ganham pelo espetáculo dentro dos campos. Na verdade, esse tipo de recompensa é privilégio de uma seleta classe de futebolistas. Para a maioria absoluta dos jogadores, a única fonte de renda ainda é a boa e velha carteira assinada. "Mais de 90% dos atletas ganham no máximo 3 mil reais mensais e recebem só pelo registro em carteira. Apenas 3%, aqueles que levam mais de 50 mil reais por mês, é que costumam ganhar de outras formas".
    Outra remuneração que alguns craques pedem aos clubes são as chamadas luvas, um valor adicional que costuma ser pago no início do contrato. E a terceira alternativa de renda, o popular "bicho", é aquele prêmio extra que o time dá aos atletas quando a equipe consegue um bom desempenho. Além dessas remunerações pagas pelo clube, os jogadores consagrados ainda podem fechar milionários contratos pessoais de publicidade com grandes empresas.

    5)R:. No ano de 2010, o clube que arrecadou mais com um patrocinador foi o Real Madrid, arrecadando 63,5 milhões de reais por ano com a Bwin. O Corinthians, nesse mesmo ano, receberá da Hypermarcas um patrocínio de 38 milhões de reais anuais.

    6)R:) Sim porque seus produtos são divulgados na mídia e faz com que as pessoas compre –as, e isso faz com que a empresa tenha um retorno financeiro .

    7)R:Não, pois sem patrocinio o clube de futebol não teria uma estrutura financeira para levar um time de futebol a diante , pois sem salário nenhum jogador iria aceitar trabalhar.

    ALUNO: AMANDA ANDRADE N°2
    ALUNO: ANDREI MENDES N°3
    ALUNO: JACKSUEL BUENO N°15
    ALUNO: LOANA DE SOUZA N°18
    ALUNO: SUZANE CARVALHO N°31
    TURMA: 1° B

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  17. 01.O que é Marketing Esportivo ?
    O Marketing Esportivo é uma ferramenta utilizada para comunicar-se com clientes, prospects, colaboradores e comunidade. Tem o esporte, como forma de contato com o target e, portanto, é ligado diretamente à emoção, à paixão.

    02.Qual foi a primeira empresa a patrocinar um evento esportivo no mundo ?
    O marketing esportivo começou, de fato, na década de 60, nos Estados Unidos, onde o esporte profissional foi mais precoce em se associar com a televisão. A explicação é do professor Dr. Marcelo Weishaupt Proni, mestre em Economia e doutor em Educação Física pela Unicamp. Segundo ele, o primeiro grande patrocinador de uma Copa do Mundo foi a Coca-Cola, em 1978, que pagou US$ 8 milhões para a Fifa.

    03.Elenque 10 patrocinadores esportivos dos times da 1° divisão do Campeonato Brasileiro 2010
    1º Corinthians

    Patrocinador: Grupo Hypermarcas

    Valor: R$ 38 milhões

    2º Flamengo

    Patrocinador: Batavo

    Valor: R$ 22 milhões + R$ 3 milhões de ações de marketing

    3º São Paulo

    Patrocinador: LG*

    Valor: R$ 18,5 milhões

    4º Palmeiras

    Patrocinador: Samsung

    Valor: R$ 15 milhões

    5º Cruzeiro

    Patrocinador: BMG + Ricardo Eletro

    Valor: R$ 15 milhões

    6º Atlético Mineiro

    Patrocinador: BMG + Ricardo Eletro

    Valor: R$ 15 milhões

    7º Grêmio

    Patrocinador: Banrisul + Tramontina + Unimed

    Valor: R$ 15 milhões

    8º Internacional

    Patrocinador: Banrisul + Tramontina + Unimed

    Valor: R$ 15 milhões

    9º Vasco

    Patrocinador: Eletrobrás + Habib´s

    Valor: R$ 14,3 milhões

    10º Botafogo

    Patrocinador: Liquigás*

    Valor: R$ 9 milhões

    04.O que vêm a ser direito de imagem dos jogadores , luvas e o “Bicho”?
    Direito de imagem:São remunerações mensais ou anuais, dependendo do tipo de contrato, que ajudam a engordar a bolada que os craques ganham pelo espetáculo dentro dos campos. Luvas: um valor adicional que costuma ser pago no início do contrato. “Bicho”: é aquele prêmio extra que o time dá aos atletas quando a equipe consegue um bom desempenho.

    05.Quais os clubes de futebol que mais arrecadaram com o marketing esportivo no ano de 2010?
    No ano de 2010, o clube que arrecadou mais com um patrocinador foi o Real Madrid, O Corinthians, nesse mesmo ano, receberá da Hypermarcas um patrocínio de 38 milhões de reais .

    06. As empresas que patrocinam os times de futebol possuem retorno financeiro?Justifique
    sim, porque seus produtos são divulgados na mídia e faz com que as pessoas compre –as, e com isso a empresa pode ter um retorno muito sustentável.

    07.O futebol brasileiro iria sobreviver sem o marketing esportivo? Justifique
    Não, porque não teria patrocínio para os jogos, e também não conseguiriam pagar os jogadores e não tem como ter jogo sem jogadores.


    Aluno:Mayara leticía N°23
    Aluno:Michele Schulis N°24
    Aluno:Emanuele N°12

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  18. 1-O que é Marketing Esportivo ?

    O Marketing Esportivo é uma ferramenta utilizada para comunicar-se com clientes, prospects, colaboradores e comunidade. Tem o esporte, como forma de contato com o target e, portanto, é ligado diretamente à emoção, à paixão.

    2-Qual foi a primeira empresa a patrocinar um evento esportivo no mundo ?

    Dr. Marcelo Weishaupt Proni, mestre em Economia e doutor em Educação Física pela Unicamp. Segundo ele, o primeiro grande patrocinador de uma Copa do Mundo foi a Coca-Cola, em 1978, que pagou US$ 8 milhões para a Fifa.

    3-Elenque 10 patrocinadores esportivos dos times da 1° divisão do Campeonato Brasileiro 2010

    1º Corinthians

    Patrocinador: Grupo Hypermarcas

    Valor: R$ 38 milhões

    2º Flamengo

    Patrocinador: Batavo

    Valor: R$ 22 milhões + R$ 3 milhões de ações de marketing

    3º São Paulo

    Patrocinador: LG*

    Valor: R$ 18,5 milhões

    4º Palmeiras

    Patrocinador: Samsung

    Valor: R$ 15 milhões

    5º Cruzeiro

    Patrocinador: BMG + Ricardo Eletro

    Valor: R$ 15 milhões

    6º Atlético Mineiro

    Patrocinador: BMG + Ricardo Eletro

    Valor: R$ 15 milhões

    7º Grêmio

    Patrocinador: Banrisul + Tramontina + Unimed

    Valor: R$ 15 milhões

    8º Internacional

    Patrocinador: Banrisul + Tramontina + Unimed

    Valor: R$ 15 milhões

    9º Vasco

    Patrocinador: Eletrobrás + Habib´s

    Valor: R$ 14,3 milhões

    10º Botafogo

    Patrocinador: Liquigás*

    Valor: R$ 9 milhões

    4-O que vêm a ser direito de imagem dos jogadores , luvas e o “Bicho”?

    Direito de imagem:São remunerações mensais ou anuais, dependendo do tipo de contrato, que ajudam a engordar a bolada que os craques ganham pelo espetáculo dentro dos campos. Luvas: um valor adicional que costuma ser pago no início do contrato. “Bicho”: é aquele prêmio extra que o time dá aos atletas quando a equipe consegue um bom desempenho.

    5-Quais os clubes de futebol que mais arrecadaram com o marketing esportivo no ano de 2010?

    No ano de 2010, o clube que arrecadou mais com um patrocinador foi o Real Madrid, O Corinthians, nesse mesmo ano, receberá da Hypermarcas um patrocínio de 38 milhões de reais .

    6- As empresas que patrocinam os times de futebol possuem retorno financeiro?Justifique

    Sim, porque seus produtos são divulgados na mídia e faz com que as pessoas compre–as, e com isso a empresa pode ter um retorno muito sustentável.

    7-O futebol brasileiro iria sobreviver sem o marketing esportivo? Justifique

    Não, porque não teria patrocínio para os jogos, e também não conseguiriam pagar os jogadores e não existe jogo sem jogadores!

    Alunas : Danyely Fuchs Rizzo n°9
    Jacqueline dos Santos Ribeiro n° 16
    Aline Elizabethe n° 1

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  19. Nome:Romenic N°28 turma:1°B


    1-O que é Marketing Esportivo?
    R: marketing através do esporte são atividades ou produtos que fazem o uso do esporte como veículo promocional. Exemplos: Bancos, automóveis, vitaminas, Mercados e etc...

    2- Qual foi à primeira empresa a patrocinar um evento esportivo no mundo?
    R: o primeiro grande patrocinador de uma Copa do Mundo foi a Coca-Cola, em 1978

    3- Elenque 10 patrocinadores esportivos dos times da 1° divisão do Campeonato Brasileiro 2010?
    R: BMG, Biosintetica, Seara, Neoquímica, Ricardo Eletro, Tênys-Pé, Batavo, Philco, Fiat, Unimed, Assim, Banrisul...

    4-O quem vem ser direito de imagem dos jogadores, luvas e o “Bicho”?
    R: São remunerações mensais ou anuais, dependendo do tipo de contrato, que ajudam a engordar a bolada que os craques ganham pelo espetáculo dentro dos campos. Na verdade, esse tipo de recompensa é privilégio de uma seleta classe de futebolistas. Para a maioria absoluta dos jogadores, a única fonte de renda ainda é a boa e velha carteira assinada.

    5-Quais clubes de futebol que mais arrecadaram com o marketing esportivo no ano de 2010?
    R:São Paulo ,Corinthians, Real Madrid e etc...

    6- As empresas que patrocinam os times de futebol possuem retorno financeiro?
    R: Os patrocinadores possuem retorno financeiro, pois Gastão com a publicidade de seus produtos no esporte, mas lucram com a população que os observa na televisão e resolvem adquiri-lo em casa.
    7-O futebol brasileiro iria sobreviver sem o marketing esportivo?Justifique.
    R: Não, pois em muitos casos os patrocinadores esportivos ajudam financeiramente os clubes,que graças a esse dinheiro conseguem fazer melhorias na segurança e no estádio, pagar salário dos jogadores, contratar novos jogadores e etc...

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